segunda-feira, 12 de outubro de 2009

AUTÁRQUICAS 2009

PSD perde eleições autárquicas em Castro Daire

Seguindo uma tendência verificada nos últimos actos eleitorais no concelho, incluindo autárquicos, 2009 foi o ano de mudança na cor da governação no município de Castro Daire.
Uma viragem que se consolida, essencialmente, em virtude da transferência de votos em 5 freguesias levando à perda da respectiva Junta em quatro delas: Mamouros, Mões, Parada de Ester e Pinheiro. Gosende, apesar de manter a Junta PSD, perde para a Câmara igualmente grande número de votos.

Uma mudança que deixa demonstrado que o povo sabe distinguir o tipo de eleição, assim como quem quer e onde quer a governar.

Uma mudança que se dá, essencialmente, pela mudança de votos do PSD para as listas do PS, uma vez que:
O CDS, apesar de nas últimas legislativas ter tido uma votação elevada, nestas autárquicas manteve apenas o número de votos que habitualmente consegue,
O Movimento Independente aos órgãos autárquicos teve fraca adesão nas diversas freguesias, em nada surpreendendo a sua votação da freguesia de Castro Daire.
E, se atentarmos que nos últimos quatro anos não terão sido tantos os jovens que se recensearam pela primeira vez naquelas referidas freguesias, ter-se-á de concluir que foram votantes tradicionalmente do PSD que, desta vez, resolveram votar PS.

Porque é a primeira viragem de cor governativa no concelho desde há cerca de trinta anos para cá, embora não deixando de alguns protagonistas serem os mesmos, são naturalmente altas as expectativas, atendendo ao prometido e à coincidência de cor governativa entre Castro Daire e Lisboa.

Assim, porque é de investimentos que o Concelho precisa, aguarda-se pela rápida requalificação da Estrada do Vale do Paiva, assim como os novos quartéis de bombeiros, e outros investimentos elencados no programa vencedor.

Sem comentários:

Enviar um comentário