domingo, 24 de maio de 2009

GALA CULTURAL


No dia 23 de Maio, por iniciativa do Pelouro da Cultura, a Câmara Municipal organizou a 1ª Gala Cultural que decorreu no Auditório Municipal e foi apresentada por Sandra Pinto e Fernando Costa e à qual assistiram várias centenas de pessoas vindas de todas as freguesias do concelho.

Como objectivo essencial esta iniciativa teve a vontade de reconhecer publicamente o trabalho realizado, ano após ano, por parte das colectividades concelhias que se dedicam à divulgação da música tradicional portuguesa, maioritariamente Folclore, ou desenvolvem outras actividades artesanais.

Pelo palco passaram a receber uma medalha de reconhecimento por esse seu trabalho desenvolvido até ao presente e outras lembranças todas as colectividades concelhias que mantêm no seu seio um Rancho Folclórico, assim como as que se dedicam à musica instrumental (Bandas Filarmónicas), a par de outras que se dedicam à produção de artigos de artesanato, bem como mais dois casos individuais de produção de artigos tradicionais, como sejam os tamancos e objectos em barro.

Uma iniciativa que, certamente, procurou dar voz a todo este segmento cultural da nossa comunidade, reunindo num só espaço muitas pessoas que, à sua maneira, na sua aldeia ou na sua freguesia, mantêm vivas as raízes históricas da forma de viver de uma comunidade.

Pelas declarações dos representantes destas colectividades feitas no momento, foi unânime o louvor à Câmara Municipal por esta iniciativa, considerando muitos que a mesma serviu para fortalecer a vontade de continuarem a desenvolver a sua actividade, assim como para fazer com que todos tivessem uma noção mais exacta do que se faz a este nível globalmente no nosso concelho.

E, se todos eles sabiam que não estavam sós, a verdade é que muitos manifestaram também a sua surpresa ao verificarem que, afinal, no seu conjunto, eram mais do que pensavam ser.

No entanto, se esta iniciativa foi bem aceite por todos os participantes, pareceu-nos o seu título abranger mais do que aquilo que era pretendido.

Efectivamente, cultural é “qualquer prática humana socialmente adquirida e transmitida”.
Porque o objectivo desta Gala, em virtude do que se viu, não foi reconhecer só os melhores, nem qualquer trabalho em particular, independentemente de qualquer critério a usar para o efeito, nem tão pouco abranger todas as áreas de actividade, bem poderia ter incluído um subtítulo esclarecedor do objecto concreto da mesma.

Nessa outra perspectiva, como simples sugestão, talvez num ano pudessem ser elogiados uns, noutro ano elogiados outros e assim sucessivamente sem corrermos o risco de, ano após ano, a renovar-se esta iniciativa, pouco de novo ser mostrado, sendo certo que no nosso concelho muito mais há para, sob aquele título, se mostrar, divulgar, promover, aplaudir e elogiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário