domingo, 31 de maio de 2009

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS

Bombeiros Voluntários de Castro Daire premiados

No dia 30 de Maio, integrada nas comemorações do Dia do Bombeiro Português a realizar este ano na Cidade de Espinho (vendo-se na fotografia ao lado a cerimónia da pira), decorreu uma cerimónia promovida pela Liga dos Bombeiros Portugueses destinada a homenagear diversas personalidades ligadas às Associações de Bombeiros Voluntários, fossem ou não Bombeiros, assim como a atribuir o prémio de Bombeiro de Mérito referente ao ano de 2008, prémio este que tem vindo a ser atribuído anualmente desde há 9 anos.

Este prémio é normalmente atribuído ao Bombeiro Voluntário que se distinguiu numa acção concreta de socorro tendo em conta a dificuldade da mesma e a capacidade, a coragem, a dedicação e a competência com que a mesma foi levada a cabo por forma a ter êxito quer para com o socorrido, quer em relação ao socorrista.

Este ano e pela primeira vez, em vez de um, foi premiada uma equipa, foram premiados quatro bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire em virtude da sua acção de socorro na Serra do Montemuro no final do último ano quando duas pessoas estavam impossibilitadas de sair do seu posto de trabalho devido à enorme camada de neve que entretanto havia caído e ao intenso nevoeiro que também existia no local.

Foram eles: Fernando Albuquerque, Carlos Almeida, Márcio Ferreira e Bruno Esteves, conforme fotografia ao lado, mostrando o prémio à saída do auditório, acompanhados pela Presidente da Câmara.

A disponibilidade, a dedicação, a competência e a coragem destes quatro bombeiros, como foi salientado, quer pelo Presidente da Liga, Dr. Duarte Caldeira, quer pela Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, conseguiu o que o helicópetro, a moto de neve e a máquina de rastos não conseguiram, como também referiu no momento a Presidente da Câmara Eng. Eulália Teixeira.

Pela sua atitude e competência, foram condecorados pela Liga dos Bombeiros Portugueses com a medalha de coragem e abnegação, grau ouro.

Hoje, dia 31 de Maio, são igualmente condecorados pela Autoridade Nacional de Protecção Civil com a medalha de mérito de protecção e socorro, grau azul.

A assistir à cerimónia estiveram, além das demais pessoas convidadas, cerca de 50 “infantes”, crianças inscritas nas camadas mais jovens de bombeiros da Associação dos Bombeiros de Castro Daire.

Um dia de reconhecimento, de orgulho, de contentamento por parte dos homenageados, tendo Fernando Albuquerque, por si e em nome dos demais, agradecido a distinção que lhes havia sido feita por parte da Liga, acrescentando que o prémio pecuniário que lhes fora atribuído seria por eles dado à sua Associação para aquisição de equipamento de protecção individual.

Sem comentários:

Enviar um comentário