segunda-feira, 10 de agosto de 2009

NESTA FASE DE PRÉ CAMPANHA...

Expectativas

Aproximando-se a ritmo acelerado o final dos prazos para entrega das listas candidatas às próximas eleições, é sempre tempo de alguma reflexão e expectativa.

Quer por parte daqueles que, mesmo sem se exteriorizarem, gostariam de ser convidados a integrar uma lista de candidatos, e que por vezes só por esquecimento de quem está a organizar um processo eleitoral é que acaba por não ser contactado para esse efeito.

Quer por parte daqueles que integrando uma lista de candidatos acabam por pretender saber quem é que vão ser os seus “adversários políticos” nessa próxima eleição.

E também, o que mais importa, por parte do universo dos eleitores que pretendem saber quais as opções que se lhe irão apresentar, assim como para tentar perceber quais dos candidatos é que terão mais condições de ganhar.

Isto, como é natural, acontece sempre, tanto em relação às legislativas, em virtude das listas de candidatos a deputados apresentadas pelo círculo eleitoral a que pertencemos, como em relação às autárquicas, sendo nesta caso, por maioria de razão, devido à proximidade e familiaridade que cada um de nós acaba por ter em maior ou menor grau com cada um dos candidatos.

Por outro lado, não deixa de ter relevância para os candidatos o comportamento dos cidadãos que acabam por integrar as diversas listas candidatas.

É evidente que qualquer atitude a este nível é sinal demonstrativo de aprovação ou reprovação dos candidatos que se recandidatam a qualquer órgão.

A opção final de cada eleitor é, senão sempre, na maior parte das vezes, uma decisão complexa resultante de um condensar de motivos nem sempre harmoniosos, senão mesmo os mais contraditórios imagináveis.

Por vezes, a vitória ou a derrota de uma candidatura resultará de algo insignificante, de um gesto, de uma atitude, da falta de um esclarecimento, enfim, daquilo sobre o qual se fazia um juízo e que na realidade merecia outro.
A escolha dos elementos das equipas será, certamente, importante na primeira impressão de cada eleitor.

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